O licenciamento ambiental no setor portuário esteve em debate na segunda-feira (23/06), no Ministério de Portos e Aeroportos, em Brasília (DF). Promovido pela Ambipar, o evento Perspectivas Estratégicas para o Licenciamento Ambiental no Setor Portuário reuniu representantes do setor, autoridades públicas, órgãos reguladores e licenciadores para discutir os principais desafios e perspectivas relacionados ao tema.
A ABTP foi representada pelo diretor-técnico, Eduardo Bezerra, que participou do painel Perspectivas e demandas regionais do licenciamento ambiental portuário. Durante o debate, foram abordados aspectos relacionados à segurança jurídica, à previsibilidade dos processos de licenciamento e à importância do alinhamento entre desenvolvimento portuário, investimentos e sustentabilidade.
O painel também contou com a participação de representantes da ANTAQ - Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Hidrovias do Brasil, Autoridade Portuária da Bahia - CODEBA, Porto de Itajaí - autoridade Portuária, Portos do Paraná e Vale, promovendo uma troca de experiências sobre os desafios enfrentados em diferentes regiões do país.
A participação da ABTP reforça o compromisso da entidade com o aperfeiçoamento do ambiente regulatório e com a construção de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável e competitivo do setor portuário brasileiro.
