O lançamento da Política de Sustentabilidade pelo Ministério de Portos e Aeroportos, nesta segunda-feira (27/01), na sede da B3, em São Paulo (SP), foi um verdadeiro marco para o setor portuário. A iniciativa, que contou com o patrocínio da ABTP - Associação Brasileira dos Terminais Portuários, busca incentivar as boas práticas socioambientais nos setores de portos, aeroportos e hidrovias.
Durante a solenidade, foi realizada a apresentação da Agenda da Política de Sustentabilidade e a assinatura do Pacto pela Sustentabilidade. As associadas da ABTP: Hidrovias do Brasil, Intermarítima Portos e Logística S.A., RIO BRASIL TERMINAL, Santos Brasil, Super Terminais, TCP Terminal de Contêineres de Paranaguá e Ultracargo assinaram o protocolo que instituiu o Pacto, reforçando o compromisso com a adoção de práticas de ESG em seus terminais portuários.
Em discurso, o ministro de Portos, Silvio Costa Filho, e a secretária-executiva da pasta, Mariana Pescatori, destacaram a importância da política para o desenvolvimento sustentável do setor. A diretora de Sustentabilidade do Ministério, Larissa Amorim, apresentou as diretrizes e as estratégias de execução da política.
O diretor-presidente da ABTP, Jesualdo Silva, também subiu ao palco da cerimônia e destacou o compromisso da ABTP e das suas associadas com a sustentabilidade. “A grande maioria das nossas 98 associadas possui exemplos concretos de iniciativas votadas à responsabilidade socioambiental em seus terminais”, ressaltou.
Presente ao evento, a diretora-executiva da ABTP, Cláudia Borges, que coordena o Comitê de ESG na ABTP, parabenizou a iniciativa. “Presenciamos hoje um momento histórico para o nosso setor, que vem demonstrando estar unido em torno de um objetivo comum: promover o desenvolvimento social, ambiental e de governança dos nossos portos e terminais portuários”, parabenizou.
Veja mais fotos do evento: