Um marco para o setor hidroviário brasileiro! Nesta quinta-feira (19/12), o diretor-presidente da ABTP - Associação Brasileira dos Terminais Portuários, Jesualdo Silva, participou da reunião de abertura da consulta pública para a concessão da Hidrovia do Paraguai, a primeira do Brasil, promovida pelo Ministério de Portos e Aeroportos, na sede do Ministério, em Brasília (DF).
A concessão compreende um trecho entre Corumbá (MS) e Porto Murtinho (MS), com 600 quilômetros de extensão. Os investimentos previstos são da ordem de R$ 63, 8 milhões, e o prazo de concessão de 15 anos.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou a abertura da consulta ao lado do secretário de Portos, Alex Avila, e do secretário Nacional de Hidrovias, Dino Antunes Dias Batista. O diretor-geral da ANTAQ - Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Eduardo Nery, e os diretores da Antaq, Flávia Takafashi, Alber Vasconcelos e Caio Farias também participaram da solenidade.
O diretor-presidente da ABTP destacou a importância do projeto para garantir uma logística mais eficiente e sustentável. “O investimento em hidrovias é fundamental para o nosso país, que é tão rico em recursos naturais. O transporte por este modal além de mais sustentável, comporta um grande volume de carga. Por isso, parabenizamos o Ministério por essa iniciativa”, destacou.