“Falar em portos verdes é falar do compromisso do setor portuário com o meio ambiente”, destacou o diretor-presidente da ABTP - Associação Brasileira dos Terminais Portuários, Jesualdo Silva, durante participação no 1º Seminário Internacional de Cooperação e Inovação do Setor Portuário, promovido, nesta terça-feira (26/11), pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Em sua apresentação, Silva destacou que já é possível ver iniciativas no país de utilização de energias renováveis no setor, e que, em termos de eficiência operacional, os portos brasileiros se posicionam entre os primeiros no mundo. Ele também trouxe exemplos de responsabilidade ambiental de portos e terminais portuários, dentre eles de associadas.
O diretor-presidente da ABTP debateu no painel: “Portos verdes e inteligentes: tecnologias e experiências”, que contou também com a participação do coordenador do Projeto Portos sem Papel, Carlos Tiego, representando a Secretaria Nacional de Portos, entre outros representantes do setor.
A audiência, que foi conduzida pelo deputado federal Gilberto Abramo, contou com as palestras especiais do secretário de Hidrovias, Dino Antunes Dias Batista; dos embaixadores do Uruguai, Guillermo Valles; da Argentina, Guillermo Daniel Raimondi; do Paraguai, Juan Angel Delgadillo; entre outras autoridades e representantes do setor.