O diretor-presidente da ABTP - Associação Brasileira dos Terminais Portuários, Jesualdo Silva, e o diretor-técnico, Eduardo Bezerra, se reuniram nesta segunda-feira (19/08), com a secretária-executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, o secretário de Portos, Alex Avila, o diretor-geral da ANTAQ - Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Eduardo Nery, e a diretora da Antaq, Flávia Takafashi, para debater propostas ao Programa Navegue Simples, na sede da Agência, em Brasília (DF).
Entre as principais pautas defendidas pela ABTP estão a gestão dos contratos de arrendamentos, com destaque para simplificação do atual modelo de valuation.
Após ouvir atentamente as propostas da Associação, os secretários e os diretores da Agência afirmaram que devem seguir avaliando as questões apresentadas.
“Importante agenda do Programa Navegue Simples na busca incessante pela desburocratização e simplificação dos processos do setor. O que defendemos, enquanto entidade representativa do setor privado, é a garantia da eficiência setorial e o aumento da competitividade dos nossos portos e terminais portuários”, destacou Silva.
A diretora-executiva da ABTP, Cláudia Borges, que participou virtualmente da reunião, destacou a importância de discutir meios de simplificar e desburocratizar o setor portuário.
Também estavam presentes, a secretária-executiva adjunta do ministério, Gabriela Costa; o diretor de Programa de Políticas Setoriais da pasta, Tetsu Koike; o diretor do Departamento de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias da Secretaria de Portos, Bruno Neri; o superintendente de Outorgas da Antaq, Renildo Barros; e a consultora Jurídica do Ministério, Camilla Soares.