O uso sustentável dos recursos oceânicos está na agenda do setor portuário! Para aprimorar ainda mais os conhecimentos sobre o tema, a diretora-executiva da ABTP - Associação Brasileira dos Terminais Portuários, Cláudia Borges, teve a honra de participar do Ocean Dialogues - Blue Economy Changing Agents, evento internacional realizado na quinta-feira (08/08), no BNDES, Rio de Janeiro (RJ).
O evento integrou as ações do Oceans 20, grupo de trabalho sobre os oceanos dentro do âmbito do G20, e reuniu autoridades e representantes do setor portuário e marítimo para debater temas como o futuro dos oceanos; navegação sustentável e competitiva; regulação marítima e transição energética.
“Os oceanos são imprescindíveis para o equilíbrio do meio ambiente e para a economia dos países, com destaque para as atividades portuárias que têm no mar uma das suas principais fontes de atuação. Por isso, é tão importante eventos como esses para debatermos como gerenciar nossos ecossistemas marinhos de forma cada vez mais sustentável”, destacou a diretora-executiva da ABTP.
O evento contou com a presença do superintendente e do analista do BNDES, Nabil Kadri e Luiz Antonio Pazos Moraes; do diretor da ANTAQ - Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Almirante Wilson P. Lima Filho.; dos associados da Wilson Sons, o diretor de Estratégias e Novos Negócios, Fernando Villela, e o especialista em Relações Públicas, Claudio Viveiros; da Triunfo Logística, o diretor de Desenvolvimento Institucional, Mario Luiz Meira, e a gerente Comercial, Wanessa Diniz; da diretora-executiva da Praticagem, Jacqueline Wendpap; do presidente e o assessor do Instituto Praticagem, Bruno Fonseca e Arionor Souza; do presidente do ICMBIo, Mauro Pires; da Consul da Noruega, Mette Tangen; do coordenador da Cátedra Unesco para a Sustentabilidade dos Oceanos, Alexander Turra, entre outros especialistas no tema.
Realização: Kincaid | Mendes Vianna Advogados, Global Wind Energy Council (GWEC), Ocean Energy Pathway e Conapra - Praticagem do Brasil, além do apoio da Marinha do Brasil, sob curadoria da gerente de Projetos de Marketing Economia Azul, Fernanda Stukart.
Apoio: ABTP - Associação Brasileira dos Terminais Portuários, Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano, Alexander Turra, FUNBIO - Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, World Economic Forum, G20 Brasil 2024, BNDES, OceanPact Serviços Marítimos, Posidonia Shipping, Grupo Bravante, Triunfo Logística, Conservation International.