O diretor-presidente da ABTP - Associação Brasileira dos Terminais Portuários, Jesualdo Silva, e a diretora-executiva, Cláudia Borges, participaram da cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para Projetos de Concessão das Hidrovias Tocantins e Tapajós, nesta terça-feira (30/07), na sede do Ministério de Portos e Aeroportos, em Brasília (DF).
O acordo é uma parceria entre o ministério, a ANTAQ - Agência Nacional de Transportes Aquaviários e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o financiamento do projeto de elaboração de estudos que prevê o desenvolvimento das hidrovias, tendo em vista o aumento da eficiência logística e a descarbonização da matriz de transportes.
A solenidade contou com a participação do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; da secretária-executiva da pasta, Mariana Pescatori; do secretário de Hidrovias, DINO BATISTA; do diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery; do diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES, Nelson Barbosa; do presidente da CNT - Confederação Nacional do Transporte, Vander Costa; e do senador Irajá Filho.
“A elaboração de estudos para concessões hidroviárias é essencial para o desenvolvimento desse segmento que é tão importante para alavancar uma logística cada vez mais sustentável e eficiente, sobretudo para o transporte da produção agrícola até nossos portos e terminais portuários”, destacou Silva.
A diretora-executiva da ABTP parabenizou o ministério, a Antaq e o BNDES pela parceria. “Esse acordo firmado é mais um importante passo rumo ao crescimento das nossas hidrovias e como incentivo à descarbonização do setor de transportes no Brasil”, ressaltou.